O Tatu que Sonhava com Peixes é o livro xodó de Breu da Selva e de muita gente que já o adotou tanto para as suas leituras individuais como também em grupos. Lançado inicialmente em 2018, resultado de uma série de viagens e descobertas pessoais junto com povos indígenas, Breu decidiu publicar novamente de forma independente e agora com uma embalagem super especial: um tapetinho contador de histórias feito em parceria com a sua mãe, Vera Lúcia, que além trabalhar com educação também costura.
Este livrinho lido no chão já passou por aldeias indígenas no Nordeste e no Tocantins, crianças em povoados no interior do Ceará, artistas e terapeutas de algumas capitais, sempre recolhendo brilho nos olhos e ampliando por onde passa. Um tatu que não teve medo de se olhar por dentro e fazer descobertas incríveis.
Breu escreveu e ilustrei tudo no período de um mês enquanto passava uma temporada num sítio de uma amiga no interior do Ceará, município de Mulungu. Lá ele dava aulas de ilustração e contava histórias para crianças do povoado do Catolé em troca de ter um lugar no meio da natureza pra morar e se inspirar. O processo de criação também incluiu a composição de uma música, a música do Tatu (essa que você escuta no vídeo), que Breu gravou usando flauta, maracá e tambor e me serviu de trilha sonora para manter o foco e a energia (por que não o transe) de criação das imagens.